Livros para compreender melhor o fenômeno

Abaixo, roteiro de leitura com alguns títulos que considero importantes para que se possa compreender o fenômeno da midiatização.

BARALDI, Cláudio; CORSI, Giancarlo; ESPOSITO, Elena (orgs). Glossário sobre la teoria social de Niklas Luhmann. México: Anthropos, 1996.

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais e crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutemberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2004.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 2003. (A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, 1)

FAUSTO NETO, Antônio; GOMES, Pedro Gilberto; BRAGA, José Luiz; FERREIRA, Jairo. Midiatização e processos sociais na América Latina. São Paulo: Paulus, 2008

GOMES, Pedro Gilberto. Filosofia e ética da comunicação na midiatização da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2006

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

JOHNSON, Steven. Emergência: a dinâmica de rede em formigas, cérbros, sidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003

LASH, Scott. Crítica de la información. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporãnea. Porto Alegre: Sulina, 2008

LUHMANN, Niklas. A improbabilidade da comunicação. Lisboa: Vega, 2001.

LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005

LUHMANN, Niklas. Confianza. México: Anthropos, 2005.

LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas. Rio de Janeiro: Vozes, 2009

LUHMANN, Niklas. Poder. México: Anthropos, 2005.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.

MACHADO, Elias. O jornalismo digital em base de dados. Florianópolis: Calandra, 2006.

MARCONDES FILHO, Ciro. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000.

MARTÍN-BARBERO., Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MAZLISH, Bruce. La cuarta discontinuidad : la coevolución de hombres y máquinas. Madrid: Alianza, 1995.

MORAES, Dênis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

RÜDIGER, Francisco. Introdução à teorias da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2007

RÜDIGER, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica: prospectos acerca do futuro do homem. Porto Alegre: Sulina, 2006

SANTOS, Douglas. A reinvenção do espaço: diálogos em torno da construção do significado de uma categoria. São Paulo: Unesp, 2002.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico informacional. São Paulo: Unictec, 1997

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 2009

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear em rede. Rio de Janeiro: Vozes, 2006

VERÓN, Eliseo. Construir el acontecimiento. Barcelona: Gedisa Editorial, 1995

VERÓN, Eliseo. Esquema para el analisis de la mediatización. In: Revista Diálogos de la Comunicación. Lima: FELAFACS, 1997.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2004

VIRILIO, Paul. A arte do motor. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

VIRILIO, Paul. Velocidade e política. São Paulo: Estação Liberdade, 1976.

WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço: de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.