28 de mai. de 2008

Airton Ortiz estará em Santa Cruz do Sul

Concordo, a coisa está devagar por estes lados. Trabalho demais, essas coisas... Aí vai, então, um convite que faço, a partir do coordenação do Curso de Comunicação da Unisc, onde também trabalho, para quem estiver por Santa Cruz do Sul por estes dias:
"O jornalista Airton Ortiz é o convidado do próximo Saideira, dia 3 de junho, que acontece integrando as atividades da 21º Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Ortiz vem falar sobre jornalismo, literatura e aventura. Ele fala às 20h, no Auditório do Colégio São Luís, num evento aberto ao público e gratuito.
Além de jornalista especializado em coberturas internacionais sobre natureza selvagem, Ortiz é fotógrafo e também escritor, com oito livros que relatam suas aventuras por mais de 80 países. Entre as façanhas, está a de ser o primeiro gaúcho a escalar o Kilimanjaro, ponto mais elevado do continente africano. Entre suas obras, títulos sobre o Egito, a Amazônia, o Everest, a Índia, o Tibete e o Alasca. Suas obras quase sempre figuram entre as mais vendidas da Feira do Livro de Porto Alegre.
Nascido em Rio Pardo em 1954, Ortiz iniciou sua carreira na comunicação em Cachoeira do Sul, trabalhando em jornal e rádio, nos anos 70. Em Porto Alegre, na década de 80, fundou e dirigiu o Jornal Tche! e a Editora Tche!, especializados em cultura gaúcha. Depois, passou a se dedicar ao jornalismo, especialmente de aventura. Atualmente, além de produzir livros com relatos sobre as viagens, faz coberturas para jornais nacionais como free lancer e escreve na revista online 360 Graus (
http://www.360graus.com.br), considerada principal publicação na Internet sobre aventura. Pelas coberturas, já foi finalista do prêmio Esso de Jornalismo, principal premiação do jornalismo brasileiro, e recebeu o Prêmio ARI, da Associação Riograndense de Imprensa, além de já ter recebido premiações pelas obras literárias.
O projeto Saideira – Debates de Comunicação é realizado pelo curso de Comunicação Social da Unisc e acontece todo mês, promovendo discussões sobre o mercado de trabalho das profissões da área de Comunicação.
Este é o segundo ano que o Saideira ocorre na Feira do Livro, que se inicia dia 31 de maio e vai até 8 de junho, na Praça Getúlio Vargas. A 21º edição da Feira homenageia Machado de Assis, no ano do centenário de sua morte. A feira funciona das 8h30min às 19h, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h aos sábados, e 14 às 19h nos domingos. O patrono desta edição é o escritor gaúcho Luiz Antônio de Assis Brasil, eleito por consulta popular. A Feira do Livro é uma promoção do Sesc, da Unisc e da Prefeitura".

14 de mai. de 2008

Foi bem legal a vinda de Lya - foto

Conforme prometido, eis ao lado o registro da vinda de Lya Luft a Santa Cruz do Sul, quando participou do lançamento do primeiro Unicom, jornal-laboratório da Unisc, deste ano. A foto ao lado foi feita no bate-papo que ela participou no Espaço Camarim, pouco antes de assinar seu livro "O silêncio dos amantes", pela Record, este na Iluminura. A foto é da Vanessa Kannenberg.

10 de mai. de 2008

Foi bem legal a vinda de Lya

O sábado amanheceu de sol e minha garganta dói, pois ontem esteva frio. Escrevo para dizer que a vinda de Lya Luft a Santa Cruz foi muito, mas muito legal. Ela foi boa, em primeiro lugar, porque deu tudo certo: o bate-papo que promovemos no Espaço Camarim, um teatro bem bacana aqui no Centro da cidade, foi tomado por umas 70 pessoas (a lotação do lugar é de 80, 90 no máximo). Como a vinda de Lya à cidade tem a ver com o Unicom, nosso jornal-laboratório do curso de jornalismo da Unisc, onde tambpem leciono, - e do qual falamos em post anterior (que por sinal ficou lindo demais) -, aproveitamos para fazer o lançamento da primeira edição deste ano no evento. Logo depois foi a vez da seção de autógrafos, agora na Iluminura, uma livraria-café pra lá de legal, que literalmenre foi tomada de gente. Fila enorme e tudo. Assim que as fotosm estiverem disponíveis eu mostro. Bom final de semana a todos.

9 de mai. de 2008

Olha o Unicom aí gente!!!!

Seguinte, moçada: acaba de sair do forno a primeira edição do ano do Unicom, o Jornal-laboratório dos alunos de jornalismo do Curso de Comunicação da Unisc, by Santa Cruz do Sul, mais especificamente os da cadeira de Produção em Mídia Impressa, por mim ministrada. O jornal está um desbunde, literalmente: por meio de Ítalo Calvino e Eliane Brum, mas, sobretudo. muita criatividade de toda a galera, recriamos Santa Cruz do Sul a partir do olhar de alguns de seus menos (e mais também) ilustres moradores.
Os merecidos créditos estão abaixo. A capa, acima. A saber:
Editor-chefe: Demétrio Soster de Azeredo,
Editor: Guilherme Mazui
Sub-edição: Letícia Mendes e Sancler Ebert,
Produção: Daiane Balardin, Luciana Mandler e Marisa Lorenzoni;
Reportagem: Cláudio Froemming, Daiane Balardin, Débora Nunes, Fernanda Almeida, Guilherme Mazui, Letícia Mendes, Luciana Mandler, Marisa Lorenzoni, Rodrigo Nascimento, Roseane Bianca, Rozana Ellwanger e Sancler Ebert
Opinião: Josileri Cidade e Josué Dalla Lasta
Revisão: Débora Nunes, Greice Guilhermano, Roseane Bianca e Rozana Ellwanger;
Diagramação: Gelson Pereira e Rodrigo Nascimento
Capa: Lázaro Fanfa;
Ilustrações: Giusepe Fontanari e Mariana Pellegrini
Logotipo: Samuel Heidermann

3 de mai. de 2008

Jornalista Tuio Becker está morto

Acabo de saber, pela Gazeta do Sul, que meu amigo e ex-colega de Zero Hora Tuio Becker morreu. De Alzheimar, problema que sofria desde há alguns anos. Morreu na na madrugada desta sexta-feira, 2, aos 64 anos. Foi enterrado no Cemitério São Miguel e Almas. Talvez por isso esteja chovendo tanto.