31 de mar. de 2008

Eis que a pessoa está casada

A pessoa que vos escreve neste momento agora está pra lá de casada. O enlace, que na verdade já havia acontecido, digamos assim, informalmente, agora foi feito com os auspícios da Olga Farina, mais que amiga, e com direito a juiz de paz, em Faxinal do Soturno, terra da Fabi. Foi uma festa muito, mas muito legal, que se prolongou por boa parte da madrugada e que foi regada, literalmente, a boa comida e cerveja gelada. Claro que eu gostaria que todos estivessem lá naquela noite, confraternizando conosco este momento tão bacana, mas sabemos que isso é impossível. Fica, então, a certeza que uma noite, em algum lugar do Centro do Rio Grande do Sul, amigos confraternizaram em nome de todos e, juntos, também brindaram a chegada de Pedro, para logo ali adiante. A foto - acho - é do parceiro e colega Alexandre Borges. A meninoila risonha aí do meio é a Giovana Prevido, namorada do Alexandre. Quem quiser ver mais cenas deste casamento, dá uma espiada na coluna à esquerda, no álbum do flickr. Na seqüência comento mais sobre o evento em si.

28 de mar. de 2008

Um time e tanto

A foto aí ao lado é de um momento da disciplina de Produção de Mídia Impressa da Unisc, by Santa Cruz do Sul, onde eu também leciono, por ocasião da preparação da primeira edição do Unicom - nosso jornal laboratório - deste ano. Dizendo assim, até parece mais uma reunião entre professor e aluno, em meio a uma sala de aula repleta. Mas é mais, bem mais. Digo isso porque a turma em questão, fruto principalmente de seu talento e vontade, está arrebentando neste semestre, o que só faz confirmar que a semente, quando bem plantanda, vinga, e bem. Assim, à Marisa Feurborn Lorenzone, nossa "Fóia", que está na foto conversando comigo, e a todos os que, com ela, são o Unicom, meus mais profundos agradecimentos por podermos compartilhar deste momentos tão sublimes que, afinal, são nossos. A foto é de Márcia Melz.

24 de mar. de 2008

Sobre as segundas-feiras

Não há muito o que ser dito das segundas-feiras, salvo que dá uma vontade desgraçada de não se fazer nada.
Eis a sentença: muito da má-poesia se deve ao fato de haver segundas.
Que se durma, então

21 de mar. de 2008

A quem interessar possa II

Seguinte, moçada; agora é oficial: o nome de meu filho será Pedro, basicamente porque é um menino, segundo soubemos ontem. Antônia, portanto, fica para o próximo.
Com isso, saiba, quem interessar possa, que não tenho muito do que me queixar neste mundo
Tipo assim: já tenho uma filha maravilhosa, Verônica, que dia 4 de setembro fará 13 anos. Sou casado com a Fabi, a quem amo para além das palavras. E agora, a tudo isso se agrega Pedro.
Quanto às árvores, foram várias as que plantei, e muitas delas vingaram. E os livros têm acontecido.
Quem quiser acompanhar o desenvolvimento de Pedro, pode fazê-lo pelo blog "De esperanças", da Fabi.

20 de mar. de 2008

Zeca Camargo na Unisinos

Falando em gente bacana em aulas inaugurais bacanas, o jornalista e apresentador do Fantástico Zeca Camargo esteve na Unisinos semana passada, por ocasião da aula inaugural do Curso de Jornalismo. O rapaz falou para um auditório repleto de almas (750 em seu total), mais um bocado de gente que ficou do lado de fora, assistindo em um telão. O evento se realizou na terça-feira, dia 18 de março, no auditório Padre Werner. O principal, penso, ficou por conta de sabermos que, para além do Fantástico, o moçoilo esteve em locais como a Capricho e, bem antes, em palcos de Balé, haja vista que era dançarino. E que é graduado em administração. mas que, sobretudo, tem uma carreira pra lá de interessante quando o assunto é jornalismo. Por que Zeca Camargo? Trancrevo parte da matéria do site da Unisinos como resposta: "Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Edelberto Behs, havia uma lista de nomes para palestrar na Aula Inaugural. "Temos uma parceria com o Canal Futura, com o qual dialogamos e chegamos ao nome de Zeca Camargo. Queríamos alguém que falasse sobre comunicação e entretenimento", afirma. A foto aí de cima é do site foi "pescada" da página do curso de jornalismo da Unisinos.

Ivo Stigger estará na Unisc

A quem interessar possa: meu amigo Ivo Stigger será o palestrante da aula inaugural do turno da manhã na Unisc, by Santa Cruz do Sul. Abaixo, na íntegra, o release que chegou por meio de release do departemento:
"O jornalista Ivo Stigger, que comanda o setor de Comunicação do complexo hospitalar Santa Casa, de Porto Alegre, ministra na terça-feira, 25/3, a aula inaugural do turno da manhã do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Stigger fala aos alunos e demais interessados a partir das 8h, no anfiteatro do bloco 18, campus de Santa Cruz do Sul. O evento é aberto e gratuito e não é necessário realizar inscrição antecipadamente.
Na palestra Comunicação Integrada – A experiência da Santa Casa, Stigger irá abordar o dia-a-dia da área de comunicação de um dos maiores hospitais do Rio Grande do Sul. Ele é jornalista formado pela Ufrgs, em 1971. De 1969 a 1983, trabalhou no Correio do Povo como repórter, e depois como editor de Cultura e Artes. Fez críticas de cinema no Correio do Povo, na Folha da Tarde e na Rádio Guaíba. De 1984 a 1999 trabalhou no jornal Zero Hora como repórter e editor dos cadernos Campo & Lavoura, Segundo Caderno, Vida e na editoria de Ciência e Tecnologia. Também foi editor de Variedades & Cultura, Opinião e crítico de cinema do Diário Catarinense. Em 1999, assumiu a assessoria de comunicação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde hoje é Gerente de Comunicação.
A aula inaugural é uma iniciativa da coordenação do curso de Comunicação Social da Unisc e marca o começo do ano letivo de 2008. Na semana passada, o curso trouxe para a aula inaugural do turno da noite o chefe de redação do Fantástico, da Rede Globo, Adriano Silva. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo fone (51) 3717-7383."

19 de mar. de 2008

Eis que a pessoa desencantou

Seguinte, moçada: voltei.
E com boas novas.
A primeira é que Pedro, ou Antônia, está bem. Nasce dia 29 de julho.
A segunda é que a Fabi (também) desencantou e finalmente está de blog.
O nome é "De esperanças", segundo ela a forma por meio das qual os tugas dizem que alguém está grávido. Ou grávida, tanto faz.
Outra, se bem que isso não chega a ser beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem uma novidade, é que estou morando em Santa Cruz do Sul.
E "apenas" em sala de aula.
Em tudo dando certo, o doutorado fecha em dezembro.





Falando em sala de aula, uma dica bem legal é o Blog do Unicom, uma experiência multimídia que a moçada da Unisc, by Produção de Mídia Impressa, está realizando enquanto o Unicom analógico não fica pronto.
Na seqüência, rolará um site com o conteúdo do jornal, incluindo multimídia.
Ah: agora eu faço pão caseiro também!
Por hora era isso.
Depois eu conto mais.

1 de mar. de 2008

Atendendo a pedidos

Atendendo a pedidos - e considerando que a moçoila em questão está pra lá de linda na foto aí do lado - eis a Fabi, agora esposa, no alto de seus quatro meses de gravidez, a espera de Pedro. Ou Antônia. A você, que me lê neste momento, eu pergunto: o que pode mais um homem querer nesta vida quando tem a seu lado uma mulher repleta de luz como esta da foto; a mesma que, logo ali adiante, trará ao mundo ainda mais luz, neste caso sob a forma de infância? A foto é de Rodrigo Assmann, da Gazeta do Sul; tirada por ocasião de uma entrevista aqui em casa. Ao fundo, uma vista panorâmica de Santa Cruz do Sul.